Tecmax Geradores > Services > Supervisórios e Paralelismo

Supervisórios e Paralelismo

Geradores de energia são, sem dúvida, a alma de muitas obras e indústrias. Mas os geradores também precisam de proteção para que possam efetuar o seu trabalho com consistência.

É aí que entra em ação uma tecnologia de ponta que vem incrementar ainda mais tais equipamentos. São os controladores inteligentes, responsáveis pelo monitoramento e execução de todas as tarefas necessárias para controlar e proteger o gerador. Promovem redução de custos com a operação e configuração dos geradores, oferecem proteção contra interferências climáticas com retorno de dados em tempo real ao usuário e resposta precisa às variações severas de carga.

Caso haja falha na rede, o “cérebro” do equipamento entra em ação utilizando o sistema AMF (Automatic Mains Failure). O AMF é usado para monitorar o fornecimento de energia e acionar automaticamente o gerador na condição de emergência, por falta de energia, realizando a transferência de carga por comando das chaves de comutação. Em situação de falhas, provoca o desligamento automático do gerador e aciona o alarme correspondente no equipamento.

Controladores para operações: modo ilha ou em paralelo

Os controladores, além da aplicação singela tipo AMF, podem ir além, proporcionando paralelismo e sincronismo entre grupos geradores em modo ilha (planta com geradores sincronizados ou único gerador) ou com paralelismo junto à rede concessionária de energia. O paralelismo é feito com o propósito de sincronizar vários geradores simultaneamente para suprir demandas que não podem ser atendidas por um único gerador ou em situações de missão crítica onde uma interrupção por falha não é aceitável.

Antes de entrar em modo de paralelismo, primeiramente os geradores têm que estar em sincronismo. Dois tipos de paralelismo são disponíveis entre geradores: ALS (Paralelismo Analógico) e PMS (Sistema de Gerenciamento de Potência).

Outra vantagem da operação em paralelo é a maximização do rendimento das máquinas, além de permitir manutenções preventivas com mais flexibilidade. Desse modo, o desligamento de um gerador não implicará na parada do fornecimento de energia.

Pasta Nome

Adicionar Arquivo